Crianças atividades extracurriculares
Educação

Porque é que as atividades extracurriculares são tão importantes?

18 de Junho, 2019

Patinagem, piano, teatro, futebol ou até mesmo escutismo, sabe o que têm em comum? Além de todas serem atividades extracurriculares, são excelentes influências para o desenvolvimento das suas crianças. Os seus filhos já praticam desporto, música ou dança nos tempos livres? Leia este texto e descubra as vantagens das atividades extracurriculares na educação.

Trimmmm! Quando soa o toque de saída, as crianças começam imediatamente a correr pelos corredores da escola. De certeza que os seus filhos não são diferentes. A questão é, para onde vão a seguir? Para casa, para o ténis, para o futebol ou para as aulas de piano?

Praticar atividades extracurriculares é uma realidade cada vez mais comum e, associada a ela, as vantagens são inúmeras. No entanto, é preciso que tenham conta, peso e medida para não sobrecarregarem as suas crianças. Além de arranjar tempo para os treinos depois das aulas, os seus filhos têm de conseguir conciliá-los com as obrigações escolares e o tempo em família.

Quais são afinal as vantagens das atividades extracurriculares?

Aumentar a responsabilidade e desenvolver novas competências em diferentes áreas vêm, logicamente, na lista. Mas os pontos a favor das atividades extracurriculares não se ficam por aqui:

  1. Fazer novos amigos e criar relações com os colegas é fundamental para o desenvolvimento das suas crianças. A prática de atividades em equipa ou em grupos estimula esta competência.
  2. Como não podia deixar de ser, o trabalho em equipa é, também, uma competência ganha. Com a prática de atividades extracurriculares, as crianças aprendem que, mais que um objetivo individual, têm um objetivo em comum: alcançar o melhor desempenho.
  3. Por acréscimo, as suas crianças também ganham uma dose extra de responsabilidade, já que aprendem a assumir compromissos.
  4. Assumir compromissos, ensina-as a gerir melhor o tempo, tendo em conta que não podem descurar a escola. Entre atividades extracurriculares e aulas, ainda tem de haver tempo para os trabalhos de casa, estudar e, muito importante, brincar.
  5. O comportamento tende, naturalmente, a melhorar já que, quanto mais tempo as crianças despendem com a prática de atividades extracurriculares, menos tempo lhes sobra para seguirem comportamentos problemáticos ou se colocarem em situações de risco.
  6. A dedicação e o empenho também começam a aumentar, o que acaba por influenciar diretamente a produtividade escolar, pela positiva.
  7. Quando a atividade é desportiva, não podemos deixar de referir uma das vantagens mais importantes: a saúde física. Já dizia o ditado que «é de pequenino que se torce o pepino» e, por isso, é fulcral que as crianças comecem, desde logo, a seguir rotinas e estilos de vida saudáveis.

E os seus filhos, já têm alguma atividade extracurricular?

Se ainda não inscreveu as suas crianças nem sequer num ATL, está na hora de começar a pensar nisso. Depois de lhe mostrarmos as vantagens das atividades extracurriculares, talvez também o possamos ajudar com este ponto.

De que forma?

A Edenred pode ajudá-lo a fazer face às despesas de educação dos seus filhos, através do Euroticket Estudante, com isenção total de IRS e TSU. Esta é a solução ideal para aumentar o rendimento e apoiar a educação dos mais novos.

Saiba como funciona e faça uma simulação.