Estilos de liderança no trabalho
Trabalho

6 Estilos de liderança mais comuns no trabalho

26 de Junho, 2025

Um bom líder tem a capacidade de inspirar as pessoas e, consequentemente, de influenciar o sucesso das suas equipas e dos negócios. Mas a capacidade de liderança é uma competência complexa que envolve diferentes variáveis, como comunicação, estratégia, integridade, autenticidade, confiança, entre outras.

De acordo com Daniel Goleman, um psicólogo e jornalista científico norte-americano – especialista nas áreas da inteligência emocional, inteligência social e aplicação dos princípios da psicologia ao local de trabalho -, ser um bom líder implica perceber que circunstâncias diferentes exigem abordagens diferentes.

Goleman defende que existem seis estilos de liderança comuns em contexto profissional, baseados nas competências de inteligência emocional dos próprios líderes. Descubra que estilos de liderança são esses.  

1 – Liderança que comanda (“o chefe”)

Este é um tipo de liderança coercivo, assente na ideia “faz o que eu digo”. Esta abordagem à liderança tende a deixar uma marca negativa na cultura organizacional, uma vez que promove uma mentalidade baseada no medo e na repressão.

Por contribuir para a desmotivação e insatisfação dos colaboradores, é, na maioria das vezes, um estilo de liderança ineficaz e insustentável.  

A liderança coerciva deve ser evitada, a menos que se trate de uma situação de emergência, na qual seja necessário tomar decisões rapidamente, mesmo que impopulares.

2 – Liderança com autoridade (“o visionário”)

A liderança com autoridade, ou visionária, baseia-se na premissa “vem comigo”. Estes líderes procuram conduzir os negócios em direção à sua visão de sucesso e envolvem os colaboradores com empatia, confiança e inteligência emocional.

Geralmente, as pessoas que adotam este tipo de liderança emanam carisma e expressam as suas ideias com clareza e transparência, de forma a construir uma visão partilhada.

Liderar com autoridade significa garantir o alinhamento entre as equipas, mas dando liberdade às pessoas para escolherem os próprios meios e métodos de trabalho que lhes permitam alcançar um objetivo comum.

3 – Liderança afiliativa ou relacional (“o cuidador”)

Este tipo de liderança tem como pressuposto “as pessoas estão em primeiro lugar”. Um dos principais objetivos destes líderes é construir um local de trabalho harmonioso, saudável e no qual as pessoas criem laços emocionais.

Esta liderança fortemente relacional e empática tende a ser eficaz na promoção da motivação e satisfação dos colaboradores, sobretudo em períodos desafiantes. Além disso, também é útil na gestão de conflitos, na criação de novas equipas e no envolvimento de equipas em teletrabalho.

Por oposição, estes líderes podem ter mais dificuldade em gerir situações de baixo desempenho, por terem uma postura mais hesitante ou menos firme.

4 – Liderança democrática (“o ouvinte”)

A pergunta “o que é que tu pensas?” é frequentemente formulada pelos gestores que adotam um tipo de liderança democrática. Nestes casos, os líderes promovem a colaboração e uma comunicação eficaz para promover consensos e a participação nas tomadas de decisão.

Este estilo de liderança está alicerçado na partilha de opiniões e pontos de vista por parte de toda a equipa, uma vez que se acredita que todas as perspetivas ajudam a favorecer a inovação, a criatividade e o crescimento.

Como tal, a liderança democrática é a abordagem recomendada para moldar uma força de trabalho mais eficiente, mais ágil e para uma gestão efetiva da mudança.

5 – Liderança que marca o ritmo (“o determinado”)

O mote destes líderes é algo como “faz como eu e faz agora”. Este estilo de liderança é adequado para equipas altamente motivadas, com elevados padrões de desempenho e que costumam trabalhar com prazos apertados.

Nestes casos, os gestores lideram pelo exemplo e concentram-se em definir objetivos que sejam desafiantes para as suas equipas e que contribuam para a sua motivação.

No entanto, esta abordagem pode ser desadequada para ambientes de trabalho com menor pressão sobre os resultados. Além disso, pode fazer com que os colaboradores se sintam assoberbados, sobrecarregados e até mesmo intimidados.

6 – Liderança ao estilo coaching (“o mentor”)

Este tipo de liderança baseia-se numa visão a longo prazo e foca-se no desenvolvimento das pessoas. O objetivo destes líderes é promover a aprendizagem e encorajar o crescimento e o progresso.

Os gestores assumem um papel de mentores e acreditam que, ao proporcionarem oportunidades de desenvolvimento de competências às pessoas, isso terá reflexo no sucesso do negócio.

Estes líderes preocupam-se genuinamente em apoiar os colaboradores, em ajudá-los a evoluir nas suas funções e a atingir o seu potencial.


Uma vez que circunstâncias diferentes exigem abordagens de liderança diferentes, os bons líderes devem dominar vários tipos de liderança – especialmente a liderança com autoridade, a liderança relacional, a liderança democrática e a liderança ao estilo coaching.

Dessa forma, poderão adotar uma postura mais adequada a cada momento e a cada contexto.

Além disso, a capacidade de liderança é uma competência que pode, e deve, ser trabalhada e desenvolvida de forma ininterrupta.