Barómetro Food 2025
O que querem os portugueses comer?
O Programa FOOD realiza um barómetro anualmente para conhecer as principais tendências na procura e oferta de refeições saudáveis e nutricionalmente equilibradas.
Foi feito um inquérito a consumidores e proprietários de restaurantes com o propósito de conhecer a sua opinião sobre temas como a alimentação saudável e o desperdício alimentar. Conheça os principais resultados do Barómetro FOOD 2025.
O que dizem os consumidores
86% das pessoas prestam mais atenção à comida saudável e estão dispostas a pagar mais para ter uma alimentação mais equilibrada.
97%
Destacam a saúde como a principal motivação para optarem por uma alimentação mais saudável.
82%
Dos portugueses revelam que optam por uma alimentação mais saudável porque gostam deste tipo de refeições e procuram maior diversidade.
63%
Afirmam que as preocupações ambientais e animais são um fator relevante para privilegiarem uma alimentação mais saudável.
83% acham que os restaurantes deveriam disponibilizar uma oferta mais saudável e 74% indicam que a oferta saudável é um fator na escolha do restaurante para almoçar. Valorizam:
O que oferecem os restaurantes
84% dos restaurantes afirmam dar cada vez mais atenção a produtos saudáveis. Para os estabelecimentos, ‘oferta saudável’ significa:
92%
Pratos com mais vegetais.
84%
Oferecer produtos frescos.
43%
Indicação de informação nutricional ou indicação de ‘opção saudável’ no menu.
Confecionar pratos saudáveis
Nos restaurantes portugueses há cada vez mais conhecimento e à vontade com as refeições saudáveis.
59% afirmam ter mais procura por pratos saudáveis e equilibrados.

65% confirma que é um elemento de valorização do restaurante, uma vez que os clientes apreciam a oferta de refeições saudáveis / equilibradas.

46% assinalam uma maior procura por refeições veganas e vegetarianas.
Quando questionados sobre o que significa uma ‘oferta saudável’, 78% refere oferta de vegetais; 58% oferta de refeições com menos gordura; 38% refere sobremesas de fruta e molhos mais leves, à base de azeite.
Prioridade: cuidar da saúde e… do planeta!
O desperdício alimentar é também uma preocupação dos portugueses.
98% dos consumidores indicaram que esta é uma questão importante ou muito importante para si.

86% gostariam de saber que restaurantes têm medidas concretas contra o desperdício alimentar.

89% dos responsáveis de restaurantes revelaram já ter implementado medidas para limitar o desperdício alimentar.
Alimentação e trabalho
43% dos inquiridos gastam +30% do seu orçamento familiar em alimentação*.
63% dos portugueses afirmam que é muito importante para si que a sua empresa promova ativamente uma alimentação mais saudável e sustentável dos colaboradores.
A importância dos vales sociais de refeição
60% reconhecem que o cartão de refeição melhora o orçamento disponível para alimentação e 75% afirmam que se o valor de cartão duplicasse, passariam a comer melhor.
Num contexto de redução de idas a restaurantes – 41% dos estabelecimentos indicam que sentiram uma redução de visitas nos últimos 12 meses -, a aceitação do cartão de refeição impõe-se como um fator de atração:
57% dos restaurantes afirmam que a aceitação de cartões refeição tem um impacto positivo no seu negócio

59% indicam que ajudam a atrair novos clientes.
* Recorde-se que, apesar de o montante do subsídio isento em cartão refeição ser de 10,20€/dia, de acordo com o estudo realizado pela Netsonda para a Edenred, os portugueses recebem em média 5,77€/dia.