Cultura people first
Recursos Humanos

Cultura People First: Características das empresas que colocam as pessoas em primeiro lugar

16 de Junho, 2023

Um dos maiores desafios que as organizações enfrentam hoje em dia é a retenção de talentos. Neste contexto, desenvolver uma cultura centrada nas pessoas – uma cultura que ouve o que os colaboradores têm para dizer e que valoriza as suas necessidades e expetativas – é um fator decisivo para promover a satisfação e a retenção.

Mas o que é que caracteriza, na prática, uma empresa com uma cultura “people first”? Venha descobrir connosco.

O que significa ter uma cultura “people first”?

Este conceito parte do pressuposto de que as pessoas se interessam e preocupam com as empresas quando estas se interessam e preocupam com as pessoas.

As empresas com uma cultura “people first” são, como o próprio nome indica, centradas nas suas pessoas. Reconhecem que os colaboradores são o seu ativo mais importante e todos os processos relacionados com os trabalhadores são estratégicos para a organização, ao invés de serem meramente administrativos.

Uma cultura “people first” tem como objetivo aumentar o envolvimento, a satisfação e a motivação dos profissionais, dando primazia ao seu bem-estar e à sua felicidade. E este esforço deve ser intrínseco ao propósito e aos valores da própria organização.  

Como ter uma cultura centrada nas pessoas?

Desenvolver e enraizar uma cultura orientada para as pessoas implica:

  • Reconhecer e premiar o bom trabalho: uma empresa que coloca as suas pessoas em primeiro lugar deve ter uma cultura robusta de feedback e reconhecimento. Isso pode materializar-se em medidas como a atribuição de prémios, dias de férias extra, programas de incentivos, presentes simbólicos, entre muitas outras.
  • Ver e tratar os colaboradores como parceiros de negócio: independentemente das suas funções, as pessoas devem sentir que o seu trabalho é valorizado e que o seu contributo é fundamental para o sucesso da empresa. Na prática, isto implica que os líderes recolham feedback dos profissionais, oiçam as suas opiniões e ideias e as tenham em consideração nas tomadas de decisão.
  • Investir no desenvolvimento e sucesso dos profissionais: as empresas com cultura “people first” acreditam que o sucesso dos profissionais e o da própria organização andam de mãos dadas e, por isso, fazem do crescimento das pessoas uma das suas principais prioridades. Isto requer disponibilizar todas as ferramentas e recursos necessários para que estas sejam bem-sucedidas, bem como oportunidades de formação e desenvolvimento profissional.
  • Entender que as pessoas têm uma vida que vai além do trabalho: o trabalho é apenas uma parte da vida das pessoas e este aspeto deve ser considerado, reconhecido e respeitado pela empresa. Isto deve refletir-se na atribuição de benefícios como flexibilidade de horários, possibilidade de trabalho remoto, programas de bem-estar, benefícios flexíveis que se adaptem às diferentes fases de vida, entre outros.
  • Praticar a empatia: uma cultura “people first” é, necessariamente, uma cultura de confiança e empatia. Os líderes e gestores devem apoiar as suas equipas, colocar-se no lugar das pessoas e ser compreensivos e solidários quando se verificam desafios ou dificuldades.


Como vemos, ter uma cultura organizacional orientada para as pessoas é muito mais do que comunicar ideias e frases inspiradoras para o exterior. É preciso agir, adotar medidas de forma consistente e, acima de tudo, que sejam intrínsecas aos valores e ao propósito da organização.

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