Política Ideal: Os 3 pilares de responsabilidade social da Edenred
25 de Setembro, 2023
O Grupo Edenred nasceu no ano de 1962 e, desde então, tem assumido a missão de tornar o mundo do trabalho um lugar melhor para todos.
Este compromisso está patente na atividade na Edenred em todos os 45 países nos quais estamos presentes e desdobra-se em três pilares fundamentais:
- Ideal People: melhorar a vida das pessoas;
- Ideal Planet: preservar o planeta;
- Ideal Progress: criar valor com responsabilidade.
Conheça melhor cada um destes eixos que moldam a nossa política de responsabilidade social.
Ideal People
No que diz respeito ao pilar “Pessoas”, a Edenred pretende afirmar-se como uma organização de referência em termos de desenvolvimento profissional, respeito pelos direitos humanos, diversidade e inclusão. Além disso, tem como objetivo promover o bem-estar das pessoas através de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis e ainda contribuir para o desenvolvimento local.
Algumas das iniciativas que suportam estes objetivos são, por exemplo:
- Programa Edenstep: programa destinado a recém-licenciados que lhes permite ter uma experiência profissional em ambiente internacional durante dois anos.
- Talent Week: iniciativa que reúne cerca de 20 colaboradores com uma experiência profissional entre 5 e 10 anos e que tem o propósito de desenvolver os jovens talentos do Grupo.
- Edenred Executive Academy: programa desenvolvido para colaboradores mais experientes e que aborda tópicos relacionados com liderança, desenvolvimento pessoal, crescimento do negócio, etc.
- Idealday: movimento levado a cabo anualmente por todas as unidades de negócio da Edenred e que tem como objetivo promover ações de voluntariado e apoiar as comunidades locais em diferentes vertentes (ambiental, social, etc).
- Edenraid: iniciativa que encoraja todos os colaboradores da Edenred a andar, correr ou pedalar para angariar fundos para a ONG Médicos sem Fronteiras.
- Fundo More Than Ever: a Edenred anunciou a criação desde fundo, em abril de 2020, com o objetivo de apoiar o seu ecossistema face aos eventuais impactos negativos da pandemia da Covid-19. Em Portugal, foram distribuídos 50 mil euros, através de 500 cartões de refeição Edenred carregados com 100 euros cada, a refugiados vindos da Ucrânia.
Ideal Planet
O pilar “Planeta” tem como principal objetivo a preservação do meio ambiente, através da redução da pegada de carbono, da diminuição do consumo de recursos naturais e do desperdício, e ainda do desenvolvimento de soluções e serviços mais ecológicos. A meta é ambiciosa: atingir a neutralidade carbónica até 2050.
- Entre 2013 e 2021, o Grupo Edenred reduziu as suas emissões diretas de gases com efeito de estufa (GEE) em 46%.
- A Edenred está, igualmente, comprometida em digitalizar as suas soluções e serviços, minimizando o impacto das suas atividades nos recursos naturais. Em paralelo, tem privilegiado opções mais sustentáveis no fabrico dos benefícios em formato de cartão ou de voucher em papel. Em Portugal, todos os cartões passaram a ser produzidos em PVC reciclado a partir de 2022. Além disso, a Edenred Portugal integrou o Projeto Merece, que permite não só que os cartões possam ser reciclados e ter uma segunda vida, mas também pretende compensar com a plantação de árvores as emissões de carbono geradas pela produção dos cartões (é plantada uma árvore por cada quilo de resíduos recolhido).
- Nos próprios escritórios, a Edenred tem vindo a adotar práticas mais ecológicas, como o consumo mais eficiente de energia ou a primazia dada a fornecedores de energia de fontes renováveis.
- O desperdício alimentar, e a adoção de hábitos alimentares mais sustentáveis, são também tópicos endereçados no contexto do Ideal Planet. A Edenred Portugal, por exemplo, estabeleceu uma parceria com a Too Good To Go, através da qual incentiva os estabelecimentos e os utilizadores a combater o desperdício alimentar.
Ideal Progress
Por último, através do pilar “Progresso”, a Edenred compromete-se a criar valor com responsabilidade ao longo de todo o seu ecossistema. Para isso, desenvolve a sua atividade e estabelece parcerias de forma ética e foca-se na transição digital, sempre com uma forte preocupação com aspetos como a cibersegurança, a compliance e a proteção de dados.
- O código de ética define os padrões de comportamento esperados dos colaboradores da Edenred e também dos seus fornecedores. No caso dos colaboradores, é disponibilizada uma formação neste âmbito.
- A Edenred privilegia a transparência e compliance no que diz respeito às obrigações e regulamentações tributárias de cada país, bem como os padrões e tratados internacionais.
- A cibersegurança e a proteção de dados são temas estruturais para todo o Grupo, sendo realizadas ações de formação recorrentes com o objetivo de sensibilizar os colaboradores acerca da importância destes tópicos.
- Para promover uma melhoria contínua do seu serviço, e garantir uma boa experiência a todos os stakeholders, a Edenred desenvolve com regularidade questionários de satisfação no âmbito do Programa Paixão pelo Cliente. Com o feedback obtido, é possível desenvolver ações práticas que procurem dar resposta aos problemas e oportunidades levantados.
- A Edenred ajuda, igualmente, as empresas, os seus colaboradores e os estabelecimentos a adotar boas práticas no que diz respeito à alimentação, exercício físico e bem-estar. Exemplo disso é o Programa FOOD, desenvolvido com o apoio da União Europeia e que, em Portugal, conta também com a chancela da Direção-Geral de Saúde.
Já conhecia a nossa Política Ideal? Descubra mais no site do Grupo Edenred.