Desenvolvimento pessoal e profissional
Educação

A importância da formação no desenvolvimento pessoal e profissional

23 de Fevereiro, 2022

O desenvolvimento pessoal e profissional é uma constante ao longo da nossa vida. Todos os dias aprendemos coisas novas, muitas vezes sem termos consciência disso. No entanto, é quando procuramos investir na nossa formação de forma intencional, enquanto pessoas e profissionais, que esse crescimento é exponenciado.

Mas qual será, então, o papel desempenhado pela formação e educação no desenvolvimento pessoal e profissional? Antes disso, vamos tentar perceber melhor estes conceitos.

O que é o desenvolvimento pessoal e profissional?

O desenvolvimento pessoal prende-se com uma necessidade intrínseca que as pessoas têm de crescerem e de atingirem o seu potencial. É um processo contínuo – ocorre desde a infância até à idade adulta – que consiste na aquisição de um conjunto de competências e experiências que contribuem para que as pessoas se sintam mais realizadas.

Alguns exemplos de objetivos de desenvolvimento pessoal podem ser fazer voluntariado, viajar mais, aprender a falar uma língua nova, ler mais, fazer um curso de fotografia, de escrita criativa e muitos outros.

Por sua vez, o desenvolvimento profissional ocorre na fase de vida em que as pessoas têm uma atividade profissional e pretendem atingir os seus objetivos de carreira. Neste caso, a procura pela aquisição de novas competências e aprendizagens pode ser feita ativamente pelos trabalhadores ou estimulada pelas próprias empresas (que têm a obrigação por lei de fornecer formação profissional aos seus colaboradores).

Alguns exemplos de metas de desenvolvimento profissional podem ser fazer uma formação de gestão de equipas ou gestão de tempo, fazer uma especialização na sua área de formação, fazer um curso prático de um determinado software e muito mais.

Ainda assim, os conceitos de desenvolvimento pessoal e profissional estão relacionados entre si e podem ser vistos como dois lados da mesma moeda. Quando não atingimos as nossas metas pessoais, isso pode influenciar de forma negativa o nosso desempenho profissional. E, pelo contrário, alcançar um objetivo profissional (como ser promovido, por exemplo) pode ser visto também como uma conquista pessoal.

Importância da formação e educação

Como vimos, a formação não é apenas um meio de aquisição de novas competências que podem ser úteis em contexto profissional. Não é apenas uma forma de valorizar o seu currículo.

A formação é, acima de tudo, uma oportunidade de se enriquecer e crescer a nível pessoal. Seja em que área for, a formação permite-lhe atualizar os seus conhecimentos e ter outras perspetivas sobre as situações e sobre o mundo. E isso abre caminho à mudança, à inovação, ao progresso.

É por isso que a formação e a educação são fundamentais em qualquer altura da nossa vida e não apenas no período escolar e académico. Porque nunca é tarde para aprender e sentir-se mais realizado.

4 passos para investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional

  • Defina os seus objetivos: determine as metas que quer atingir a médio-longo prazo. Por exemplo, melhorar a forma como comunica, escrever melhor, gerir melhor o seu tempo, aprender a falar inglês, tirar uma pós-graduação na sua área de formação, etc.
  • Estabeleça prioridades e prazos para atingir esses objetivos: decidir quando pretende ver esses objetivos concluídos vai ajudá-lo a focar-se neles. Por exemplo, melhorar o seu nível de inglês daqui a seis meses e iniciar uma pós-graduação no próximo ano letivo.
  • Desenvolva os seus conhecimentos e competência: assim que já tiver uma ideia clara dos seus objetivos e prioridades, está na altura de começar a pô-los em prática. Por exemplo, inscrever-se na escola de línguas ou na faculdade e realizar os cursos desejados.
  • Meça o progresso: tire tempo para refletir sobre o que já aprendeu e perceber se está a evoluir da forma pretendida. Se estiver, só precisa de manter o foco. Se não estiver, deve tentar descobrir o que é que não está a correr tão bem para poder melhorar e manter-se motivado para continuar.

Já pensou de que forma é que gostaria de investir mais em si? Existe alguma formação ou atividade que gostasse de fazer para crescer a nível pessoal ou profissional? Vai sempre a tempo e hoje é um bom dia para começar!