Subsídio de refeição
Benefícios Sociais

Vantagens de receber o subsídio de refeição em cartão

11 de Maio, 2022

O subsídio de refeição é um benefício social que pode ser atribuído pelas empresas públicas e privadas aos seus colaboradores. O objetivo é ajudar o trabalhador a suportar as despesas com alimentação durante a sua jornada de trabalho.

Embora as empresas não sejam obrigadas a atribuir o subsídio de refeição, a maioria delas opta por disponibilizar este benefício aos colaboradores como forma de compensação. E podem fazê-lo de duas formas: em dinheiro ou em cartão.

O pagamento do subsídio de refeição em cartão tem sido cada vez mais adotado pelas empresas. Isso acontece porque existem muitas vantagens associadas para a própria empresa, mas também para o trabalhador.

Recebe o seu subsídio de refeição em cartão? Venha descobrir connosco as principais vantagens do pagamento em cartão face ao pagamento em dinheiro.

Benefícios fiscais

Quando o subsídio de refeição é pago em dinheiro, o trabalhador fica isento de IRS e Segurança Social até ao valor máximo de 4,77€/dia. No entanto, se for pago em cartão, essa isenção de IRS e Segurança Social estende-se até ao valor máximo de 7,63€/dia.

Isto significa que, em cartão, a margem de isenção é maior, o que lhe permite acumular um valor mais alto de subsídio de refeição.

Maior rendimento disponível

A poupança fiscal associada ao pagamento do subsídio de refeição em cartão resulta num maior rendimento disponível para si. Como a sua empresa pode atribuir um montante mais alto totalmente isento de impostos (para si e para ela), isso traduz-se num maior poder de compra para gastos com refeições e bens alimentares.

No final do mês, esta maior liquidez pode fazer toda a diferença no seu vencimento. Pode usar o cartão de refeição em diversos estabelecimentos como restaurantes, cafés, padarias e pastelarias, supermercados, hipermercados, mercearias, talhos, entre outros.

Melhor alimentação e qualidade de vida

Uma vez que o objetivo do subsídio de refeição é assegurar o pagamento das despesas com refeições no seu dia a dia profissional, o cartão de refeição só pode ser usado em estabelecimentos do setor alimentar. Desta forma, as empresas garantem que uma parcela do rendimento mensal dos colaboradores é destinada à alimentação.

Isto contribui para a promoção de uma alimentação mais condigna, equilibrada e nutritiva durante o período de trabalho. Em última instância, há uma melhoria da sua qualidade de vida.

 

Já conhecia estas vantagens de receber o subsídio de refeição em cartão? Conte-nos tudo!