Dúvidas Edenred Refeição
Edenred

8 Dúvidas que pode ter sobre o cartão Edenred Refeição

18 de Setembro, 2024

O cartão Edenred Refeição é um benefício atribuído pelas empresas aos colaboradores com o objetivo de ajudá-los a suportar os gastos com refeições durante o dia a dia de trabalho.

Uma vez que o subsídio de refeição é um complemento à remuneração, e o cartão de refeição não é um cartão bancário, é possível que já tenha tido dúvidas na sua utilização.

Por isso, queremos ajudá-lo a esclarecer algumas questões que pode ter sobre o Edenred Refeição. Descubra connosco as respostas a algumas dúvidas comuns. 

Leia também: 10 Coisas que precisa de saber sobre o cartão de refeição Edenred

Que vantagens tenho em receber o subsídio no Edenred Refeição?

O Edenred Refeição não é um meio de pagamento, mas sim um vale social, que visa garantir o acesso dos trabalhadores a uma alimentação nutritiva durante o trabalho. Por ser um benefício social, tem um tratamento fiscal diferenciado, estando isento de IRS e de TSU até o montante de 10,20€/dia.

Esta poupança fiscal resulta numa liquidez superior para despesas com refeições e bens alimentares. Por exemplo, se receber 10,20€/dia em subsídio de refeição através do Edenred Refeição, pode receber mais 315€ líquidos por ano do que se recebesse o mesmo valor em numerário. Pode fazer uma simulação da sua poupança real aqui.  

Este aumento do poder de compra em alimentação é acompanhado pela possibilidade de poupar em muitos outros produtos e serviços úteis para si. Com o Programa de Descontos e Vantagens, destinado a utilizadores Edenred, pode usufruir de descontos em combustíveis, seguros, telecomunicações, energia, formação profissional, serviços para animais, entre outros.

São mais de 60 marcas com vantagens exclusivas. Para descobrir todas as marcas, e saber como pode aceder aos respetivos descontos, só precisa de entrar na secção “Vantagens” da sua App MyEdenred.

Onde posso consultar o saldo e movimentos do cartão?

Com o Edenred Refeição, pode consultar o saldo e os movimentos do seu cartão a qualquer momento e onde quer que esteja. Descarregue a App MyEdenred, disponível em iOS, Android e HUAWEI, ou registe-se em MyEdenred.pt, e associe o número do seu cartão.

Além de poder aceder ao seu saldo e movimentos em tempo real, pode também tirar partido de outras funcionalidades, como a pesquisa de estabelecimentos aderentes ou a possibilidade de sugerir novos estabelecimentos que ainda não façam parte da rede.

É também na App MyEdenred que pode aceder ao Programa de Descontos e Vantagens.

Posso associar o cartão ao MB WAY?

Mesmo quando se esquece do cartão físico, pode fazer pagamentos com o Edenred Refeição através do seu telemóvel. Se costuma usar o MB WAY, pode associar o número do seu cartão à sua conta nesta aplicação e começar a fazer pagamentos sem contacto nos estabelecimentos aderentes Edenred.

Descubra, passo a passo, como associar o seu cartão Edenred ao MB WAY.

Não me lembro do PIN do cartão, o que devo fazer?

Caso não saiba o PIN do seu Edenred Refeição, deverá solicitar um novo código à nossa equipa de apoio ao utilizador. Pode fazê-lo através do número 707 500 360, disponível todos os dias entre as 8h e as 24h.

Deverá fazer o mesmo caso tenha errado as três tentativas de PIN e tenha bloqueado o seu cartão.

Perdi o cartão, o que devo fazer?

Em caso de perda ou extravio do seu cartão Edenred, deverá bloqueá-lo de imediato na App MyEdenred. Só precisa de clicar em cima do seu cartão e, depois, selecionar a opção “Bloquear cartão”. Desta forma, e enquanto não consegue localizá-lo, previne o risco de utilização por parte de terceiros.

Depois, se encontrar o cartão, poderá desbloqueá-lo na App MyEdenred e voltar a usá-lo normalmente.

Caso acabe por não encontrar o cartão, deverá pedir a substituição do mesmo através da nossa linha de apoio ao utilizador (número 707 500 360, disponível todos os dias entre as 8h e as 24h). Iremos enviar-lhe um novo cartão com o mesmo saldo que estava disponível no cartão antigo à data do bloqueio.

Porque é que não é aceite em todos os estabelecimentos?

Como já foi referido, o Edenred Refeição não é um meio de pagamento, mas sim um vale social, que tem o propósito de assegurar que os trabalhadores têm acesso a uma alimentação equilibrada durante o dia de trabalho. Os vales sociais de refeição surgiram após a Segunda Guerra Mundial, período no qual as entidades empregadoras, ao invés de terem cantinas, começaram a distribuir títulos de refeição aos trabalhadores para que estes pudessem almoçar nos restaurantes locais e fazer uma refeição condigna.  

Uma vez que os vales sociais têm esta finalidade, e para que se garanta que são utilizados na aquisição de refeições e de bens alimentares, o Edenred Refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos de restauração e de retalho alimentar que tenham acordo comercial com a entidade emissora (neste caso, a Edenred).

Além disso, o cartão de refeição Edenred também pode ser usado apenas em território nacional. Isso acontece porque outro dos objetivos dos benefícios sociais é estimular a atividade económica e gerar um círculo virtuoso que dinamize a economia local e contribua para a sociedade.

Como tal, o Edenred Refeição pode ser utilizado numa rede de mais de 38 mil estabelecimentos aderentes em Portugal Continental e Ilhas. Dessa rede fazem parte restaurantes, supermercados, cafés, pastelarias e padarias, talhos, peixarias, entre outros estabelecimentos similares.

Como posso saber se um estabelecimento aceita o Edenred Refeição?

Com a App MyEdenred, pode saber, a qualquer momento, se um estabelecimento faz parte da rede Edenred. Pode encontrar todos os estabelecimentos aderentes perto de si ou pode pesquisar pelo nome de um determinado estabelecimento. Também pode filtrar por restaurantes ou por lojas alimentares.

Caso pretenda usar o seu Edenred Refeição num estabelecimento que ainda não integra a nossa rede, pode fazer a sugestão desse mesmo estabelecimento, também na App MyEdenred. Indique alguns dados para que a nossa equipa possa entrar em contacto com os responsáveis e fechar a parceria. Quando isso acontecer, damos-lhe essa informação, para que saiba que já pode utilizar o seu cartão no estabelecimento que sugeriu.

Também pode fazer sugestões de estabelecimentos aqui. Damos-lhe uma dica: se por acaso não souber alguns dos dados, como a morada ou o telefone, sugerimos que veja essas informações na fatura do pagamento que fez nesse estabelecimento.   

É possível usar o cartão para fazer compras online?

Sim, desde que associe o Edenred Refeição ao MB WAY. Além de poder usar o MB WAY para realizar pagamentos sem contacto em estabelecimentos físicos, também pode fazer compras online em plataformas e aplicações aderentes que disponibilizem este método de pagamento.

Alguns dos sites e apps nos quais pode usar o cartão Edenred Refeição são o Uber Eats, Continente, Auchan, Mercadão, 360hyper, EatTasty, DIG-IN, Prozis, Celeiro, entre muitos outros.

Para usar o Edenred Refeição, só precisa de selecionar este cartão quando estiver a finalizar a compra e a validar o pagamento na aplicação do MB WAY.