Poupar em 2020
Poupança

Prepare-se para poupar em 2020

2 de Janeiro, 2020

12 passas depois e com muitos desejos pedidos, estamos prontos para começar uma nova década. 2020 vai ser um ano em grande e, para entrar com o pé direito, que tal começar já a poupar? Parece impossível depois deste dezembro dispendioso? Não se preocupe, neste artigo, vamos mostrar-lhe como é simples.

2020 já começou e muitas são as ambições e metas que queremos alcançar. Entre elas está, inevitavelmente, a poupança. Há melhor forma de começar um novo ano, e uma nova década? Cheios de ideias e iniciativas, temos algumas dicas que prometem fazer a diferença e ajudar a esticar o seu orçamento. Está preparado para as descobrir?

Os gastos de dezembro abalaram o seu orçamento familiar e a vontade de viajar ou comprar um carro novo em 2020 começou a desvanecer-se? Não tem de ser assim. Antes de abdicar dos seus sonhos, comece já a poupar.

Definir um plano de poupança, à partida, pode parecer complexo mas desengane-se. Para começar, que tal adotar pequenos hábitos no seu quotidiano? Neste caso, são os gestos mais simples que, no final do mês, recheiam a sua carteira.

1. Costuma apagar as luzes sempre que sai de uma divisão?

Sabemos que parece um cliché e que já os nossos avós nos ensinavam esta simples dica de poupança. No entanto, ainda é fácil pensar que deixar a televisão em standby, as tomadas ligadas ou uma luzita acesa não representa um custo significativo. Em sua casa, sair para o trabalho também é sinónimo de correria matinal?

Com a pressa, são várias as passagens entre o quarto, a casa de banho e até a cozinha. Preparar a roupa das crianças, arrumar mochilas, fazer o pequeno-almoço, lavar os dentes… e quando olha para trás, todas as luzes ficaram acesas. Para poupar, o primeiro passo pode mesmo ser quebrar esta rotina. Comece a apagar as luzes sempre que sai de uma divisão. E, se de repente parece que tudo ficou às escuras, aproveite para abrir os estores ou portadas e deixe que os raios de sol iluminem a sua casa.

2. Já começou a organizar a sua despensa?

De luzes apagadas e a poupar energia, está na hora de organizar a sua despensa. Arrumar os produtos por categorias e juntar os pacotes de arroz e massa pode parecer secundário, mas é fundamental. Assim, é fácil ver o que está a faltar antes de preparar a lista de compras.

Já as sobras, também têm um papel fundamental quando falamos de poupança. Sabe aquele resto de arroz que não chega para uma refeição? Não o deite fora. Coloque essas pequenas quantidades num frasquinho ou recipiente adequado e, no final, ainda serve para mais uma ou duas vezes.

3. E no frigorífico, já deu uma olhadela?

Depois da despensa, que tal espreitar o seu frigorífico? Confirme que os alimentos como frutas e legumes, mais sensíveis às temperaturas, ficam nas prateleiras de baixo. Já os que necessitam de mais frio, como carnes e peixes, têm lugar reservado na parte superior. A porta, por sua vez, é o local ideal para condimentos e sumos.

Outra dica, não menos importante, é organizar os alimentos por prazos de validade. Os que terminam mais rapidamente, devem ficar à frente, de modo a que os utilize primeiro. Assim, é fácil ver o que está a faltar e quase a terminar a validade. Se já tem alguma fruta a ficar mole ou iogurtes a terminar o prazo, por exemplo, que tal preparar um bolo e um sumo natural para o pequeno-almoço? Evite o desperdício alimentar e não deixe que nada se estrague.

4. Prepare a lista de compras antes de sair para o supermercado

Agora que está tudo organizado, vamos anotar o que falta? Preparar uma lista de compras antes de sair para o supermercado é meio caminho para poupar. Assim, é mais fácil comprar apenas o que realmente necessita e resistir à tentação. Sabemos que as prateleiras do supermercado têm uma série de produtos que nos piscam o olho a cada esquina. Com a lista, é mais fácil deixá-los ficar por lá.

Aproveitar as promoções para comprar os produtos maiores, também é um bom truque. Para fazer as “compras do mês”, como carne, peixe e detergentes, esta é a solução ideal. Na internet ou em papel, vale a pena dar uma vista de olhos nos folhetos antes de sair de casa.

 

Leve a poupança ainda mais longe

A médio prazo, há ainda algumas dicas que pode seguir para conseguir atingir os seus objetivos. Se em 2020 pensa comprar casa, carro ou até mesmo viajar, não deixe que o seu orçamento o pare. Comece já a poupar e torne os sonhos realidade:

  1. Junte-se à família Euroticket
    Se ainda paga o subsídio refeição em dinheiro, esta é a primeira mudança que deve fazer em 2020. Opte pelo Euroticket Refeição e fique isento de TSU e IRS (para empresa e colaboradores) até ao valor diário de 7,63€, em vez dos 4,77€ isentos em dinheiro. Mas não se fique por aqui. Conheça também as soluções de Educação da Edenred e some valor à sua empresa, aumentando a motivação e proatividade dos seus colaboradores.
  2. Defina o orçamento familiar e anote as suas despesas
    Faça as contas e aponte todo o dinheiro que recebe e gasta. Defina o seu orçamento familiar e anote todas as suas despesas. Desde as fixas às diárias e até os extras. No final, saberá ao certo quanto pode gastar. Vê como é fácil poupar?
  3. Atinja objetivos, a poupar
    De contas feitas, é mais fácil saber quanto dinheiro pode ainda separar para conseguir alcançar os seus objetivos. Defina quanto gostaria de poupar este ano e, todos os meses, coloque na sua poupança o dinheiro que lhe sobra. Assim, comprar o carro, a casa ou a viagem que tanto deseja, pode deixar de ser apenas um sonho.

Do que está à espera para começar já a poupar? Siga estas dicas, peça-nos as suas simulações e aproveite ao máximo todas as vantagens e descontos que temos, a pensar em si. 2020 vai mesmo ser um ano em grande