prendas de natal para colaboradores
Recursos Humanos

Ideias para saber o que oferecer aos seus colaboradores no Natal

5 de Dezembro, 2022

A celebração do espírito natalício não se limita ao seio familiar, mas deve acontecer também no local de trabalho.

As empresas, e os responsáveis de recursos humanos, devem aproveitar esta época para promover uma relação estreita com os colaboradores, reconhecer o trabalho desenvolvido durante o ano e gratificá-los com um presente de Natal.

Escolher uma prenda para os colaboradores pode parecer um desafio, mas não tem de o ser! Damos-lhe algumas ideias abaixo.

Ideias de presentes de Natal para colaboradores

Descubra algumas sugestões adequadas a todos os orçamentos:

  • Caixa de chocolates: os chocolates são uma presença habitual nas mesas de Natal e de passagem de ano. Por isso, e apesar de ser uma opção mais frequente, o colaborador irá certamente valorizar este presente e partilhá-lo com familiares e amigos nesta época festiva.
  • Bilhetes para o cinema ou teatro: ir ao cinema ou ao teatro são atividades que a maioria das pessoas aprecia. Ofereça dois ou mais bilhetes a cada colaborador, para que estes possam partilhar esta experiência com alguém.
  • Vouchers de experiências: pode ser uma massagem, uma refeição num restaurante, uma atividade radical ou uma estadia… as opções são muitas e podem ajudar os colaboradores a tirar um momento para eles e a desligar do trabalho.
  • Garrafa ou kit de vinho: uma boa garrafa de vinho também é sempre uma boa solução, especialmente nesta época das festas. Se quiser oferecer algo diferente pode optar por um kit que inclua acessórios como um saca-rolhas, um termómetro, uma manga refrescante e um decantador, por exemplo.
  • Canecas ou garrafas de água: podem não ser os presentes mais originais, mas sem dúvida que são úteis. Quer sejam canecas ou garrafas de água reutilizáveis, pode personalizá-las com a identidade visual da sua empresa.
  • Cabaz de Natal: este é um presente bastante tradicional que é oferecido por muitas empresas e que pode incluir produtos como um vinho ou um espumante, uma caixa de chocolates, queijos ou enchidos, frutos secos, aperitivos, entre outros. Dependendo do seu orçamento, pode optar por um cabaz com mais ou menos produtos.  
  • Tecnologia: quer sejam uns headphones, uma power bank ou uma estação de carregamento que permita carregar vários dispositivos em simultâneo… estes são apenas alguns exemplos de “gadgets” que os colaboradores irão seguramente valorizar.
  • Kit “home office”: se os colaboradores da sua empresa estiverem em teletrabalho (seja num regime 100% remoto ou apenas alguns dias por semana/mês), pode montar um kit com acessórios para facilitar o trabalho em casa. Esse kit pode incluir um bloco de notas, uma caneta ou uma base para o rato, por exemplo. Se o orçamento for superior, pode disponibilizar monitores para ligar ao portátil ou até cadeiras de escritório ergonómicas para assegurar um maior conforto durante o trabalho.
  • Subscrições de plataformas: existem várias plataformas de streaming, como o Spotify ou a Netflix, que disponibilizam cartões de oferta da subscrição durante um determinado período (1 mês, 3 meses ou 6 meses, por exemplo). Esta pode ser uma ideia original que vai, muito provavelmente, agradar os seus colaboradores.
  • Lembranças para os filhos dos colaboradores: algumas empresas costumam presentear não só os colaboradores, mas também os seus filhos. A capacidade de fazê-lo vai depender, obviamente, do orçamento disponível e do número de colaboradores com filhos. Mas algumas ideias podem ser um cartão-presente de uma livraria, por exemplo, ou bilhetes para alguma atração como o Jardim Zoológico, o Oceanário ou o Pavilhão do Conhecimento.
  • Presente solidário: porque o Natal é muito mais sobre dar do que receber, pode aproveitar a oportunidade para tornar os presentes para os seus colaboradores num gesto solidário. Várias instituições e associações disponibilizam presentes solidários, sendo que a sua aquisição é um importante contributo para as ações e projetos realizados por essas entidades. Damos-lhe algumas ideias: Aldeias de Crianças SOS, AMI, Médicos do Mundo, Fundação do Gil, Make-A-Wish, Animais de Rua e Operação Nariz Vermelho.   
  • Cartões-presente: um cartão-presente pode ser uma boa escolha na medida em que dá liberdade aos colaboradores para escolherem onde e quando gastar o valor concedido. Uma solução pode ser o Compliments, um cheque sem limite de valor – pode decidir o montante a atribuir aos colaboradores – que pode ser utilizado num vasto conjunto de produtos e serviços nas áreas da moda, tecnologia, lazer, hotéis, saúde e bem-estar, cosmética e muito mais.

Como vê, existem inúmeras possibilidades para presentar os seus colaboradores neste Natal. Mais do que o presente em si, o que importa é a intenção do gesto, que deve fazer o colaborador sentir-se valorizado e apreciado.

Vai usar alguma destas dicas na sua empresa? Conte-nos tudo!