sustentabilidade ambiental
Sustentabilidade

Sustentabilidade ambiental: de sua casa, para o mundo

22 de Abril, 2020

Estradas vazias, fábricas paradas e milhares de pessoas confinadas às suas casas. Com as ruas desertas, os animais regressam às cidades e a natureza volta a respirar. Parece que 2020 nos está a dar um empurrãozinho para, finalmente, nos debruçarmos sobre a sustentabilidade ambiental!

Em Portugal, os níveis de dióxido de azoto diminuíram para metade e a Avenida da Liberdade, a mais poluída da capital portuguesa, registou a menor taxa de poluição do século. Com os gases provocados pelos combustíveis fósseis a baixar, as medidas de confinamento e a redução da atividade económica têm contribuído para uma clara diminuição da poluição atmosférica.

Assim, numa altura em que as consequências positivas do estado de emergência nos fazem refletir sobre o real impacto que os nossos comportamentos têm no ambiente, devemos aproveitar e estender as nossas preocupações ao aumento exponencial dos consumos domésticos, que contrasta com a redução da poluição a que assistimos nos espaços exteriores.

No Dia Mundial da Terra, trazemos-lhe algumas dicas para que possa ser o maior aliado do nosso planeta, nesta que é uma oportunidade para mudarmos alguns dos nossos hábitos, menos amigos do ambiente:

  1. Todas as gotas contam!
    Sabia que, por cada minuto com a torneira aberta, gastamos entre 6 a 12 litros de água? Pois é! Pense no planeta e, já agora, na sua conta bancária. Lembre-se de fechar a torneira enquanto estiver a ensaboar as mãos, a escovar os dentes, a lavar o cabelo ou a fazer a barba. Enfim, no fundo, sempre que não precisar de utilizar água. Certifique-se de que a torneira fica bem fechada, não queremos nada a pingar!Precisa de regar as plantas ou lavar o carro? Porque não utilizar a água da chuva? A verdade é que não precisa de água potável para estas tarefas! Por outro lado, temos a certeza de que não é o maior fã de duches frios. Aproveite a água que corre, quando a aquece para o banho, para lavar o chão ou alguns alimentos. O ambiente agradece!
  2. Não gaste a energia ao planeta, ele precisa de continuar a girar!
    O consumo de energia tem um grande impacto na pegada ecológica. Por isso, é importante que estejamos atentos aos nossos consumos de eletricidade. Assegure-se de que apaga as luzes de todos os espaços vazios de sua casa. Durante o dia, aproveite a luz natural, abra as cortinas e mantenha os candeeiros desligados. É também importante que desligue os equipamentos que não está a utilizar. O telemóvel já tem bateria? Retire o carregador da ficha de eletricidade! Hoje não vai fazer torradas? Então para quê ter a torradeira ligada à tomada? Seja rigoroso!
  3. Cuidado com as embalagens!
    Estar em casa implica uma maior produção de lixo, por isso, agora, mais do que nunca, é muito importante que recicle! Separe o seu lixo doméstico e coloque-o nos ecopontos corretos. Tente reutilizar as embalagens dos produtos para acondicionar novos alimentos e, caso tenha crianças em casa, entretenha-os com projetos e trabalhos manuais!Para além disso, sempre que possível, reduza nos plásticos. Dê primazia a produtos a granel ou a embalagens de outros materiais, menos perigosos para o ambiente. Reutilize os sacos e traga-os de casa! E não se esqueça que, numa altura em que as idas ao supermercado devem ser evitadas, existe o perigo de comprar alimentos de que não precisa. Para saber como pode reduzir o desperdício alimentar, preparámos um artigo sobre o tema, onde lhe damos dicas infalíveis!

Pronto para abraçar a sustentabilidade ambiental? Pequenos gestos podem contribuir para um mundo mais verde e menos poluído. Com determinação, todos podemos melhorar comportamentos e ter um impacto positivo no nosso planeta. Abrace a sustentabilidade e proteja o ambiente, da sua casa, para o mundo. Hoje é Dia Mundial da Terra, vamos celebrá-lo todos os dias?